terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um mês depois...

Boa noite!


Desculpe o abandono mas, o tempo tá corrido mesmo.


Como andam os treinos? Eu fiquei duas semanas de molho e voltei tem 10dias.


Abaixo segue um texto sobre como evitar lesões que eu "roubei" do site hipertofia.org, espero que gostem.





Como Evitar Lesões no Treino



De nada adianta fazer um treino hardcore e acabar com uma lesão que o afastará da academia por meses. Aprenda a evitar as lesões mais comuns na academia e tenha maiores ganhos!
1 - Aquecimento
Pois é, esta é a dica mais manjada que existe para evitar lesões, porém uma das mais importantes e que muita gente pula. Alguns indivíduos chegam na academia tão empolgados para fazer supino que pulam o tão importante aquecimento, isto é um grande erro. O aquecimento aumenta a temperatura corporal, desta forma lubrificando os seus ligamentos e tendões.
Aeróbicos de baixa intensidade são o suficiente para aquecer o corpo e evitar lesões, faça de 5-10 minutos uma caminhada na esteira ou bicicleta, após isto faça uma série com 20 repetições sem peso no primeiro exercício do dia, para irrigar os músculos, tendões e juntas da parte que você irá trabalhar.
2 - Alongamento
Fugir do alongamento causa encurtamento muscular, isto deixa os seus músculos e tendões vulneráveis à lesões. Sem contar que é prejudicial à estética do músculo, você nunca terá aquele peito de gorila por exemplo se não alongar toda vez que treinar o peito. Faça um curto alongamento antes de começar o treino com as áreas trabalhadas no dia, e um alongamento completo no término do treino.
3 - Controle e Execução dos Exercícios
Muito cuidado com a execução dos exercícios. Tenha bom senso com as cargas, sempre execute os exercícios de forma controlada. Executar um exercício de forma errada e com bastante carga pode gerar lesões sérias. Um movimento em uma direção errada é o suficiente para causar algum estrago, tenha muita atenção.
4 - Precauções
Chame o seu instrutor ou amigo sempre que for aumentar as cargas em algum exercício, para que em caso de emergência sempre haja alguém para lhe socorrer ou até mesmo corrigir uma possível má postura no exercício.
5 - Calçado
Nada de ir para a academia vestindo chinelo havaianas e afins, algumas superfícies de chinelos ou sandálias podem se tornar lisas com o suor. Bastante carga e superfícies lisas não combinam, já imaginou escorregar fazendo agachamento ou legpress ? Sempre use um calçado com a sola firme e aderente.
6 - Cinturões
O famoso cinturão de academia pode ajudar você a evitar várias lesões na lombar, mas não abuse do seu uso, pois o corpo precisa desenvolver a sua própria resistência contra lesões. Use sempre o cinturão quando for realizar uma repetição máxima ou uma série pesada no agachamento, levantamento terra ou rosca direta.
7 - Faça exercícios para a lombar
Exercícios como o famoso levantamento terra e o good morning aumentam a resistência da lombar, que é uma região muito sensível a lesões e de difícil recuperação. O aumento da resistência nesta região pode evitar lesões em vários exercícios e até mesmo fora da academia, quem nunca machucou as costas quando foi se abaixar subitamente ? Com uma lombar forte, diga adeus a este tipo de lesão.
Conclusão
Para atingir seus objetivos, diversos fatores devem estar em harmonia. Evitar lesões é um dos mais importantes, afinal, já é difícil ter ganhos com o corpo em perfeita forma, imagine com uma lesão ? É melhor perder alguns minutos do seu treino com estas dicas, do que ficar afastado do treino por meses.

Fonte: Hipertrofia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário